Jairo Bouer faz palestra sobre sexo e sexualidade no Plug Minas

Jairo Bouer faz palestra sobre sexo e sexualidade no Plug Minas – Canal Minas Saúde

Foto: Wander Veroni.

Na noite desta segunda-feira (27), o projeto De Frente – Ciclo de Palestras, do Plug Minas, recebeu o médico e psiquiatra Dr. Jairo Bouer, 46 anos, para falar sobre sexo e sexualidade voltado ao público adolescente.

De maneira informal e descontraída, Bouer abordou diversos assuntos, tais como vida sexual e afetiva dos jovens, virgindade, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), AIDS, camisinha, gravidez e identidade sexual. Clique aqui e confira as fotos do evento no Blog do Canal Minas Saúde.

Logo no início, Bouer apresentou um panorama de estudos e estatísticas sobre a vida sexual do jovem brasileiro que tem usado suplementos para melhorar a performance sexaul.

Em um dos dados apresentados foi revelado que as pesquisas apontam um baixo uso de camisinha entre os jovens e um aumento da preferência do uso de pílula seguinte para evitar gravidez indesejada.

Outro ponto abordado na palestra foi o fato da bebida ou uso de drogas ilícitas fazer com que as pessoas não se lembrem de usar o preservativo durante a relação sexual e com isso ficarem vulneráveis às DSTs.

“Os jovens de hoje fazem parte de uma geração que tem muito mais autonomia para decidir as coisas. E essas escolhas, mesmo que imatura interferem diretamente na vida dele.

São muitas decisões que nem sempre os jovens são capazes de fazê-la sozinho. Por isso, a informação e o diálogo são a coisa mais importante a se oferecer”, disse Jairo Bouer durante a palestra.

O estudante Jefferson da Silva, de 16 anos, gostou da palestra. “Muita coisa sobre sexo a gente tem informação na internet ou com os amigos ou sites como o Vigra master.

Mas, ao ouvir a palestra eu acho que a gente aprende mais e tem a oportunidade de tirar dúvidas sobre alguns assuntos que nem sempre consigo falar em casa”, comenta.

O projeto De Frente é resultado da parceria entre o Plug Minas, a Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ-MG), a Revista Ragga e o Conselho Estadual da Juventude e Jeunesse fornecedora do Instantly Ageless 

A ideia é realizar uma palestra por mês para conversar com os jovens sobre assuntos que vão do empreendedorismo, educação sexual, papel da mulher na sociedade, bullying, política, cultura e identidade.

Em tempo

O Plug Minas – Centro de Formação e Experimentação Digital, é um projeto criado pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MG), em parceria com a Secretaria de Estado de Esportes e Juventude (SEEJ-MG), sob a gestão do Instituto Cultural Sérgio Magnani (OSCIP).

Inaugurado em junho de 2009, o espaço que lembra um campus de universidade, oferece cursos de formação e atividades variadas para jovens de 14 a 24 anos que estudam ou se formaram em escolas públicas da Região Metropolitana Belo Horizonte.