Dieta Low Carb – Rápida e Fácil com Livro de Receitas

Na hora de perder peso a primeira coisa que devemos fazer com a nossa dieta é reduzir a quantidade calorias. Mas estas podem ser subtraídas dos carboidratos, das gorduras e das proteínas, e uma das opções mais utilizadas para emagrecer é a dieta low carb.

Dieta low carb

Como seu nome o indica, a dieta low carb é uma dieta de baixo consumo de carboidratos, que é utilizada como recurso para perder peso sob diferentes formatos, pois há uma variedade de dietas low carb à nossa disposição.

dieta low carb

Este tipo de dieta não consiste em erradicar os carboidratos da dieta, mas em reduzi-los como fonte de energia diária e assim, tirar o papel prioritário que costumam ter na nossa alimentação habitual.

As dietas low carb são geralmente mais ricas em proteínas e gorduras, pois estes últimos nutrientes passam a apresentar em conjunto a maior parte das calorias do dia.

Além disso, as dietas low carb é de grande importância a escolha das fontes de carboidratos.

Dietas low carb funciona para emagrecer?

Muitos tendes ouvido que as dietas de baixo consumo de carboidratos funcionam para perder peso, mas colocam em risco a saúde ao oferecer uma alta proporção de gorduras e proteínas como fonte de energia. No entanto, uma análise de diferentes estudos concluí que não é bem assim.

As dietas de baixo consumo de carboidratos podem produzir semelhantes efeitos positivos sobre a pressão sanguínea, os níveis de glicose e lipídios no sangue, de modo que uma dieta baixa em gorduras reduz o excesso de peso.

Não obstante, é fundamental fazer uma diferença entre dietas de baixo consumo de carboidratos ou low carb e dietas sem o consumo de  carboidratos que podem causar cetose e aí sim, ter alguns efeitos colaterais, como mau hálito, tontura, falta de concentração e outros.

Além disso, as dietas cetogênicas são mais complexas de se levar a cabo e a sua duração deve ser limitada devido a que não podemos passar muito tempo sem consumir praticamente nada de carboidratos. Então, devemos saber que não é o mesmo de uma dieta cetogênica que baixa em carboidratos.

Uma dieta reduzida em carboidratos verificou produzir maior perda de peso do que uma dieta baixa em gorduras e devemos considerar que, se a diminuição no aporte de carboidratos é adequada, podemos obter não só perder mais quilos, mas continuar com o plano de emagrecimento a longo prazo.

Além disso, ao reduzir os carboidratos digeríveis (aqueles que não são de fibra), os benefícios são maiores, pois um estudo conclui que, ao fim de um ano, podem-se perder até 4 quilos mais do que com uma dieta reduzida em gordura e, além disso, diminuir os sintomas iniciais diabetes tipo 1 e 2 e, também, os fatores de risco cardiovascular.

Então, uma dieta low carb adequadamente planejada, que não se chegue a cetose e que incorpore carboidratos de boa qualidade, pode realmente ser útil para emagrecer e cuidar da saúde do organismo.

Como realizar uma dieta low carb

Como dissemos, para que uma dieta low carb ou baixa em carboidratos seja verdadeiramente útil para emagrecer e cuidar da saúde do organismo, devemos planejar corretamente a mesma e fazer uma correta seleção das fontes de carboidratos.

Então, nós vamos escolher, em sua maioria, carboidratos ricos em fibra ou não digeríveis e evitar ao máximo as fontes de carboidratos refinados, bem como de açúcares.

Os alimentos que mais nos ajudarão serão as frutas e legumes, bem como as leguminosas, frutos secos e sementes. Estes últimos, não só oferecem grande quantidade de fibras, mas que saciar o organismo somando proteínas e gorduras boas.

Variedade de produtos hortícolas, tubérculos e frutas frescas são a nossa principal fonte de carboidratos, mas claro, podemos consumir em poucas proporções, cereais integrais e acima de tudo, legumes, que têm menos carboidratos, mais fibra e proteínas do que os primeiros.

Também podemos lançar mão para cereais como a quinoa ou amaranto, que têm uma composição nutricional semelhante a das leguminosas e, por isso, oferecem mais proteínas, gorduras boas e fibras do que qualquer outro cereal integral que podemos consumir.

Por último, para que realmente seja uma dieta que beneficie a saúde, a maior parte da energia deve vir de boas fontes de proteína e gordura. Ou seja, vamos escolher carnes magras, peixe, clara de ovos e óleos vegetais, nozes, sementes, abacate como fontes de gorduras boas para o organismo. Para facilitar ainda mais, podemos utilizar as 101 receitas low carb na dieta para emagrecer, de modo que o preparo das refeições fica mais fácil de seguir.

Só cuidando estas características e com um planejamento adequado, que pode executar com êxito um profissional de nutrição, dietas low carb para emagrecer pode ser um grande recurso no processo de perda de peso.